quarta-feira, 9 de julho de 2014

um pouco sobre a Copa no Brasil...

PÁTRIA 
(latim patria, -ae)
substantivo feminino
1. Terra onde alguém nasce.
2. Nação a que pertence uma pessoa ou de que uma pessoa é cidadã.
3. Lugar a que pertence algo ou alguém; lugar de onde algo ou alguém provém.

PATRIOTA
adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros
Que ou aquele que tem amor à pátria e a deseja servir.


Bom, desde ontem estou pensando em falar sobre todo esse reboliço que está acontecendo... Mas sabe quando são tantas coisas que estão soltas na cabeça? Tantos pensamentos (já há algum tempo), que eu ainda nem tinha conseguido pensar por onde começar a falar...
Pois então eu começo questionando: você ama realmente a sua pátria? Coloquei acima o significado, no caso de não saber ao certo o que é de fato...
E continuo questionando: você é patriota quantos dias por ano?
Desde o começo fui contra o Brasil sediar a Copa. Sim! Desde o começo! 
Eu consigo enxergar que existem pessoas além de mim. Eu consigo enxergar que existem pessoas que vivem uma realidade alheia a minha. Eu consigo perceber que existem pessoas que precisam, de fato, de todo o dinheiro que foi investido na Copa.

Aí ano passado tivemos aquela baderna dos vinte centavos... Alguém se lembra daquilo?
Um bando de gente falando sobre não aceitarem o Brasil sediar a Copa, por falta de infraestrutura e não sei o que mais, que todos aqueles abre-aspas-protestos-fecha-aspas não eram apenas pelos vinte centavos, que o gigante tinha acordado, que tinham jogado mentos na coca cola (por sermos a Geração Coca Cola, segundo Renato Russo)... Alguém se lembra? Alguém se lembra, também, de todo o patrimônio que foi depredado, quebrado, destruído? Seja público ou privado. Alguém se lembra o tanto de comércios que foram saqueados enquanto os protestos aconteciam? Pois é! Eu me lembro!
Me lembro, também, de cada um que foi a favor dos protestos (porque os que foram contra os protestos foram pouquíssimos) e que esse ano estavam lá, todos felizinhos, com as bandeirinhas, chapeuzinhos (LEGAL! VAMOS FOMENTAR O MERCADO!!!), nos seus encontros com os amigos para assistir aos jogos (amizade é massa mesmo!) numa puta duma terça feira, ou segunda, ou sexta!!!!!!!!!
Como se já não bastasse o Brasil ter 15 feriados em dias comerciais (até hoje!), ainda tivemos cinco dias em que o expediente foi encerrado mais cedo, apenas porque teríamos jogo do Brasil! 
CLIQUE AQUI PARA VER O CALENDÁRIO DE FERIADOS OFICIAIS DO BRASIL!
Alguém tem noção do prejuízo que nos causa (nos, no caso, é toda a população, ok!?) um dia de feriado? Em 2013, estimou-se uma faixa de R$ 42,2 bilhões. De lucro? Não! De PREJUÍZO! Isso são apenas os feriados que já temos... Aí vem a Copa e baixam as portas dos comércios, porque, né... É jogo do Brasil, cara!!!
Apenas com a abertura da Copa, estimaram só no Rio de Janeiro, um prejuízo de R$ 8 bilhões. Daí pensem o restante dos dias e no restante do território brasileiro! 
Ok, ok! Já tenho minha birra pessoal sobre todo esse glamour imposto sobre o futebol aqui no Brasil. Mas por que, se o Brasil é a terra do futebol?! NÃO! O Brasil é a terra do futebol, mas também é a terra de diversos outros esportes que não tem identidade, exatamente por causa de todo esse glamour exacerbado em cima do futebol!
O vôlei, por exemplo! Aquilo, sim, é um jogo que me tira o fôlego!!! E olha que já tem lá o seu investimento mais altinho... Agora pensem os atletas dos demais esportes além do vôlei, que já falei, como o vôlei de praia, natação, tênis, tênis de mesa, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, ginástica artística, ciclismo, corrida, basquete, boxe, triatlo, canoagem, esgrima, golfe, handebol, hipismo, judô, hóquei, levantamento de peso, maratona aquática, nado sincronizado, pentatlo, polo aquático, remo, rugby, saltos ornamentais, taekwondo, tiro com arco, tiro esportivo...
Mas o pior de tudo, não é nem a falta de investimento nos demais esportes aqui no Brasil.
O f**a mesmo, é cidadão misturar as coisas! Misturar futebol, política para expor a sua opinião, o seu descontentamento com a situação do país! Falar que o Brasil perdeu porque a política do país é uma vergonha e agora precisamos responder a essa questão nas urnas, na minha singela opinião, nada mais é que uma piada!!! E de péssimo embasamento! Cara, vai estudar!!!
Tem uma frase que diz 'uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!'. Para alguns, pode não significar absolutamente nada, mas se você pensar bem, significa. É só ler! 
Falar para mim que o seu descontentamento com a derrota do Brasil no futebol será respondido nas urnas é a mesma coisa que você me falar que a casa está não está limpa porque está suja!
Falar as coisas por falar, sem ter autoridade, sem ter embasamento é muito fácil! Dados... Dados! DADOS!!! 
Você quer falar sobre política? Pois fale!
Você quer falar sobre futebol? Pois fale!
Mas não misture os dois assuntos, não justifique as falhas de um responsabilizando o outro. 'Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!'
Ahhh! Mas existem desvios milhonários e blá blá blá blá blá... 
OK! Existem as porcarias dos desvios! Mas eles começaram quando? Ontem? Ano passado? Começaram para financiar a Copa!? Ah vá!!! DADOS!!! 
ESTUDEM ANTES DE SAÍREM POR AÍ BANCANDO OS REVOLUCIONÁRIOS MUITO BEM ESCLARECIDOS!!! Tenham autoridade para falar das coisas! Mas autoridade de fato! Não a autoridade que você pensa ser!
E a minha fé no brasileiro sobre esporte foi para o ralo quando, em 2012, questionei um executivo de uma grande marca (uma dessas que financiam comerciais de um jogador de futebol) sobre, por exemplo financiar os jogos universitários (elaborei uma estratégia barata para ele pra fazer isso) e ele me disse: isso não dá dinheiro! E continuou 'Olha, menina! Você vai nas favelas do Brasil e as crianças não pensam em fazer faculdade! Elas são criadas pra jogar futebol!' - Sim! Eu ouvi isso de um executivo de uma grande marca brasileira! Que, aliás, financia boa parte dos comerciais de um jogador de futebol bem famosinho!
Ou, por exemplo, a tragédia em Belo Horizonte. O desabamento do viaduto no dia 03/07 (quinta feira) que matou duas pessoas e deixou outras 23 feridas. Alguém notou que mal foi noticiado isso? Ah é! O Neymar estava machucado!!! E isso precisava ter o jornal todo falando sobre, toda a imprensa, todos os meios de comunicação precisavam falar de cinco em cinco minutos sobre a lesão do Neymar, sobre como o Neymar deixou a cidade, sobre como o Neymar chorou, sobre como a lesão do Neymar deixou abalada a seleção... Acho que tem gente que nem sabe sobre essa tragédia de Belo Horizonte, se brincar!
Brasileiro não sabe ser patriota! Desconfio que brasileiro nem sabe o que significa isso! Empunhar uma bandeira de camelô, em frente à tv, em dia de jogo, não faz de você um patriota! E não te dá o direito de questionar o que está acontecendo no seu País! Você está pouco se lixando para isso!!! Você quer é saber de reclamar! Ficar irritado quando estoura algum escândalo não te faz um patriota, cara... Cadê você fiscalizando dia a dia o que é feito? Adianta reclamar de político, mas furar a fila pra pagar as contas? Não, meu caro!!! Não adianta!!! Além de uma pessoa que não sabe o que é ser patriota, você é muito do mal educado!
(E vimos isso muito bem durante a Copa! Com lixos deixados pelos estádios, com vaias, dentre outras atitudes!)
Peguei emprestados três compartilhamentos feitos no facebook de pessoas que, acredito, pensam como eu...

'Pátria amada Brasil tem que ser amada todos os dias, no nosso trabalho, no nosso estudo, na nossa honestidade! Amar a pátria em um jogo de futebol e no outro dia roubar o país num ato de corrupção, seja ele qual for, furando uma fila, sonegando impostos, matando, roubando!' (Mariana M.)

'Gentein falam da derrota do Brasil como a tragédia. 
Pra mim tragédia é outra coisa.
BRASIL existem muitos outros esportes pra dividir o bolo.
Acho é ridiculo um atleta não ter um par de tênis pra correr e mal tem patrocínio pra competir.' (Mariana A.)

'Engraçado, ontem até as 16:59 tinha até cachorro na rua usando roupa com estampa da bandeira do Brasil... hoje na vinda para o estúdio não vi uma bandeirinha em carros, janelas, postes... Será que foi pela LAVADA ou o patriotismo sumiu em 7 segundos após o jogo?' (Ricardo)

'O Brasil perder pra Alemanha não me envergonha, jogo é assim e a vida me ensinou q perder faz parte! Mas, o que me envergonha e muito, são os ignorantes, acéfalos, preconceituosos, confundindo futebol com política... técnico com presidente da república, governo com prefeitura... Começo crer que o preconceito ganha de goleada na cidadania e patriotismo... Em 1970 (época da ditarua, lembra?!) eram 90 milhões em ação, pra frente Brasil, do meu coração... Pra mim, o que mais me envergonha e me deixa triste é o preconceito cegar de um jeito que vence até a ditadura... Isso, pra mim, é muito mais vergonhoso que perder um jogo... Sei perder, mas não sei e nem qro entender certo tipo de pessoa!....' (Vanessa)


Se você quiser criticar, elogiar, expor qualquer ponto de vista seu, saiba que sua opinião é muito bem vinda... Para isso, faça login com a sua conta do google e comente! É só utilizar fazer isso que dá certinho... 
Caso queiram mandar algum recado mais direto, aqui está o link do MEU TWITTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário