sábado, 30 de novembro de 2013

um pouco sobre traumas...

Significado de Trauma

s.m. Fig. Desagradável experiência emocional de tal intensidade, que deixa uma marca duradoura na mente do indivíduo. Os psiquiatras acreditam que as experiências traumáticas ocorridas na infância levam, às vezes, à manifestação de sintomas neuróticos posteriores. Experiências emocionais ocorrem na infância de qualquer pessoa e, certamente, produzem efeitos na personalidade adulta. O estudo desses traumas ocorridos na infância desempenha importante papel no tratamento psiquiátrico que se dispensa às pessoas emocionalmente doentes.
Med. Perturbações causadas por uma lesão física.

Sinônimos de Trauma

Sinônimo de trauma: traumatismo

Definição de Trauma

Classe gramatical: Substantivo masculino
Separação das sílabas: trau-ma
Plural: traumas


Bem... Acabei de fazer uma coisa que jamais achei possível fazer: excluí o meu fotolog! Sim, eu (ainda) tinha um fotolog ativo... Aliás... Dois! É que o outro, eu não consigo acessar há algum tempo, portanto, nem tirá-lo do ar eu consigo! 
Confesso que deu um friozinho na barriga quando apareceu: fotolog excluído com sucesso! 
Mas esse é o meu trauma? O meu fotolog? Nada! Muito pelo contrário... O meu fotolog era o meu refúgio!!!
Optei por excluir o meu fotolog, porque, apesar de ter feito amizades verdadeiras através dele, é uma exposição desnecessária na internet. Fim!
Mas de que raio de trauma é esse que você está falando, Ana?!
Bem... Já tem alguns dias que eu quero falar sobre isso... E, conseguir acessar meu fotolog foi o chute na quina do sofá para doer o dedo mindinho, sabe?! 
Há alguns dias, estive presente no casamento de um, digamos, amigo de infância. Acho que posso considerá-lo amigo. É... Posso... Apesar de todos os pesares...
Para facilitar meu desenrolar, vou colar aqui um trechinho de um texto meu que estava no extinto fotolog, e, acho que a partir daí, dá pra fazer a coisa andar...
'Hoje, dia 24/02/05 fazem exatamente 86 dias que eu fui operada... (fiz a cirurgia bariátrica)
[...]
Por ter sido gorda desde pequena, já passei por muita coisa desagradável... Sofri muito preconceito, muita humilhação, muito desrespeito, muito de um tudo... o que mais me matava era ver um sentimento de dó no olhar de algumas pessoas...
Sempre fui muito bem resolvida com minha obesidade, mas eu cheguei a um ponto crítico... Tive de tomar uma atitude porque isso já estava atacando minha saúde... Eu, com 18 anos, já havia sido internada uma vez (ainda com 15 anos) por problema de pressão alta...'
É! Eu sou gorda! (Não me venham com esse papo de que já emagreci com a cirurgia e blá blá blá... Eu sou gorda, eternamente gorda, cabeça de gorda, TRAUMAS DE GORDA e ponto final!
Nesse casamento, encontrei várias pessoas da época da minha infância/adolescência... Eu nunca tive a oportunidade de verbalizar o quanto algumas delas me fizeram mal naquela época... E talvez nem queira! Mas espero, de coração, que os filhos deles não encontrem pessoas como eles nos tempos de escola! Do mesmo jeito que eu torço para que os meus filhos tenham uma infância e adolescência saudáveis... 
Alguns dos que me maltratavam diariamente, eu não tenho mais contato. Outros, eu tenho. Apesar de sentir frio na espinha só de me lembrar dos apelidos horrorosos que eles me davam... Alguns que eu tenho pavor de repetir!
Mas vou contar um episódio: um colega de sala, na segunda série, tinha pisado no cocô de um cachorro ao ir para a escola. Como a sala toda estava fedendo, disseram que eu é quem devia estar fedendo, porque, comendo do tanto que eu comia, não devia ter me aguentado e feito minhas necessidades na roupa!
Por fim, nossa professora pediu para olhar nossos tênis (de todos da sala) e ver quem estava com eles sujos e, assim, descobriram o que, de fato, aconteceu. 
Se algum dia me pediram desculpa? Não!
Sim! Eu tenho trauma de TODOS OS MEUS DIAS NA ESCOLA! Porque todos os dias eu era xingada, todos os dias eu era maltratada, apontada. Aquilo era um verdadeiro inferno para mim!
Mudei de colégio para fazer o Colegial, porque o colégio onde eu fiz o Ensino Fundamental fechou. Pensei que lá seria diferente. Engano meu!
Turma maior, pessoas mais maldosas ainda, pessoas interesseiras, pessoas mesquinhas...
Nesse meio tempo, acho que em 2006, encontrei um dos meus colegas do Ensino Médio, que zombavam tanto de mim, e conversamos. E eu perguntei a ele o motivo de tanta maldade nas brincadeiras. E ele disse: 'Ah, Ana! Você sabe como moleque é, né?! E você sempre foi tão espontânea, tão verdadeira... Uma coisa que, no fundo, todo mundo tinha inveja! Você sempre foi legal com todo mundo... Parceira, companheira mesmo! Sempre que eu precisei de você, você estava lá, mesmo eu sendo um babaca com você!'
Dos colegas onde fiz o colegial, onde eu sofria perseguições incrivelmente piores, eu soube por um amigo, que um deles disse que eu precisava ser zoada, porque tudo em mim era grande! Eu era gorda, então até as zoadas tinham de ser grandes! Pra valerem a pena! Porque se pegassem leve comigo, eu não ia nem perceber... Nada era leve em mim!
Essa foi a minha vida no colégio! Perseguida, maltratada, zombada, xingada todos os dias!
E no dia do casamento desse meu amigo de infância, eu encontrei um dos que mais me xingaram!!! Mas sabe aquela pessoa que te xinga com ódio, com repúdio?! Sabe aquela pessoa que você sente o desprezo no tom de voz? Então... Esse! Eu o ignoro! Passado ficou pra trás, para mim... Mas ele me disse um 'Oi!'... E eu tremi! Tremi, disse 'oi' e saí!
Meu caro... Por mais que o passado tenha ficado para trás, as cicatrizes que eu tenho do passado ainda estão comigo! Eu ainda me lembro do seu olhar de ódio para mim... O tempo pode passar... As cicatrizes que eu tenho não passam...
Mas, de verdade! Como eu já disse ali em cima, eu torço para que os seus filhos (e os dos demais colegas de sala que se divertiam às minhas custas) jamais encontrem pessoas como vocês foram comigo! E se encontrarem, que os colégios deem suporte, intercedam e ensinem que isso não é divertido! E torço mais: torço para que vocês criem filhos diferentes de crianças e adolescentes dos quais vocês foram! Que vocês ensinem a respeitar o coleguinha! As cicatrizes ficam! Ah, se ficam!!!



Se você quiser criticar, elogiar, expor qualquer ponto de vista seu, saiba que sua opinião é muito bem vinda... Para isso, faça login da mesma maneira que você faz(ia) para acessar ao finado orkut e comente! É só utilizar a sua conta do Google que dá certinho... 
Caso queiram mandar algum recado mais direto, aqui está o link do MEU TWITTER! 

Um comentário:

  1. Pois é, a infância é a base de toda a vida. Todas as suas histórias terão grande significado no decorrer da vida, nas próximas relações, nas escolhas q faremos, na autoestima e noss traumas. Mas os olhar como cicatrizes já demonstra um enorme avanço, já q cicatrizes só surgem após a melhora do machucado. Cicatrizes nos mostram q somos vencedores. E é isso q vc é ... VENCEDORA

    ResponderExcluir