domingo, 27 de janeiro de 2013

um pouco sobre a repercussão de tragédias...

Hoje, 27/01/2013, foi um domingo completamente atípico! Todos amanhecemos com a notícia horrível sobre um incêndio que matou 231 pessoas dentro de uma boate em Santa Maria-RS. Lembrando que esse número pode aumentar, considerando que várias vítimas que já tiveram alta, retornaram aos hospitais com dificuldade respiratória e outras vítimas que permaneceram internadas em estado grave podem, sim, vir a óbito!
Considerando, também, a entrevista que a médica legista deu ao Fantástico, dizendo que nenhuma das vítimas morreu carbonizada e que, devido ao fato de não terem equipamento necessário para avaliar se houve vítima de pisoteamento, então, todas as vítimas foram de asfixia, vou falar, brevemente, sobre isso.
A morte por asfixia acontece quando a pessoa inala a fumaça que contém substâncias tóxicas. Sendo assim, o sangue não carreia oxigênio, consequentemente não havendo a troca gasosa no pulmão. Em cinco minutos, a falta de oxigenação no cérebro começa a acontecer!
Se o meu blog se tornou uma aulinha rápida de qualquer coisa ou um resumão do que aconteceu?! 
NÃO!!
O motivo desse post é que eu preciso extravasar a minha ira diante das diversas brincadeirinhas de PÉSSIMO gosto sobre esse trágico episódio rodando nas redes sociais!
Eu vi piadinhas sobre o governo, piadinhas regionalistas, piadinhas homofóbicas, piadinhas sobre 'a balada que acabou mais cedo', piadinha sobre 'tá no inferno, abraça o capeta', discussões religiosas sobre as pessoas que estavam no ambiente errado... Enfim... Piadinhas e discussões que poderiam não ter sido nem elaboradas!
Eu tenho certeza mais que absoluta que se as pessoas que investem seu precioso tempo para fazer esse tipo de comentário se colocassem no lugar das pessoas que estavam dentro daquele estabelecimento, passando por aquele 'inferno', como foi descrito por uma das vítimas, elas JAMAIS pensariam em fazer uma piadinha ou qualquer comentário desses...
Tenho certeza que se uma dessas pessoas pensasse que lá dentro tinham pessoas que tinham sonhos, tinham famílias e que, como a maioria dos jovens, estavam apenas se divertindo num sábado a noite, como é de direito de qualquer cidadão... E se colocasse no lugar de uma delas... Que fosse no lugar de uma que sobreviveu (e que eu imagino que passará semanas sem conseguir pregar os olhos, tamanho pânico!!!) Esse tipo de comentário horroroso jamais sairia!
Fora os ~não encontro palavra que possa descrever pessoas assim~ que estiveram no local da tragédia, tiraram fotos de dentro da boate enquanto os corpos ainda estavam lá e compartilharam pelas redes sociais... Sim! Isso aconteceu! Eu entrei no perfil de uma dessas pessoas para ver do que se tratava. Eu precisava entender aquilo! 
A pessoa escolheu suas 'melhores fotos' (aquelas tratadas em algum programa chulé, com algum efeito chulé que se encontra online) e que compartilhava notícias a cada cinco minutos do 'caso Santa Maria'... Sim! Isso aconteceu! Pessoas se aproveitaram dessa tragédia para uma autopromoção!
(E isso me rendeu uma dor de cabeça que vocês não fazem idéia!!!)

Sim! O país, o mundo (porque teve repercussão mundial!) está todo de luto! 
Ao procurar o significado de luto no dicionário, encontro '1 Sentimento de pesar ou tristeza pela morte de alguém. 2 Tristeza profunda causada por grande calamidade; dor, mágoa, aflição.'
Caso alguém não tenha entendido jamais como se manifesta, como se vive o luto, vou exemplificar de uma maneira bem banal... Estamos no Brasil, o país do futebol. E hoje, TODOS OS TIMES fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas, às famílias, à tragédia... Os jogadores estavam com fitas pretas nos uniformes...
Portanto, RESPEITEM! Você, assim como eu, que estou a não sei quantos quilômetros de distância dessas famílias, não pode fazer nada além de uma oração e ficar em silêncio! Não compartilhar fotos de corpos empilhados num canto da boate! (Imagine se fosse um amigo de algum conhecido seu!? Ah, não é?! Então não te importa, né?!)
Respeite a dor alheia! Respeite a tragédia alheia! Ou pelo menos finja que você tem respeito!

Agora o meu protesto!
Todos reclamando sobre as irregularidades do estabelecimento e tal. Torcendo para que o dono do estabelecimento se estrepe!  
Gente, isso tudo poderia ser evitado se as pessoas tivessem se ligado que não existia uma saída de emergência lá quando foram antes.
Ana, o que você quer dizer com isso?
Você frequenta estabelecimentos assim. Repare como estão as estruturas desses estabelecimentos! Peça ao Ministério Público para fazer vistorias! É muito melhor evitar um acidente, tomando medidas preventivas, do que chorar o leite derramado, concorda?
Nesse episódio foram, pelo menos, 231 sonhos interrompidos... Lá dentro daquela boate, junto a fumaça foram embora mães, pais, filhos, primos, irmãos, irmãs, amigos, netos... E aí?! Valeu a piadinha, queridão?!
Aprenda a respeitar a dor alheia, independente de qualquer desgosto, desafeto, amargura ou falta de respeito que você tenha dentro do seu coração! Um dia, é você quem chuta a pedra! Saiba disso!!!
Por fim, um tweet que rolou:
'Bombeiro teve acesso a celular de um dos mortos com 141 chamadas não atendidas de "Mãe". Nada...nada pode ser mais triste do que isso.'


Se você quiser criticar, elogiar, expor qualquer ponto de vista seu, saiba que sua opinião é muito bem vinda... Para isso, faça login da mesma maneira que você faz(ia) para acessar ao finado orkut e comente! É só utilizar a sua conta do Google que dá certinho... 
Caso queiram mandar algum recado mais direto, aqui está o link do MEU TWITTER! 

5 comentários:

  1. mamãe comentou:

    Se essas pessoas que acessam as redes sociais para esse tipo de comentário fossem um pouquinho ...só um pouquinho mais inteligentes , saberiam que , existem maneiras mais decentes e mais éticas e até mais elegantes pra se promover...só isso!

    ResponderExcluir
  2. Me dá NOJO desse povo: tanto dos que tentam se promover pela desgraça alheia quanto os piadistas e até esses religiosos que nessas horas ficam "Que isso sirva de exemplo" como vi muitos na MINHA PRÓPRIA linha do tempo.
    Mas os piores, na minha opinião, ainda são os que tentam disseminar o ódio entre regiões do Brasil em cima e apesar de tudo o que aconteceu. Essa situação de regionalismo já me irrita quando acontece ordinariamente, imagina depois de tanta coisa séria que aconteceu?
    Cara, não é jogando na cara nem nada, mas pra a ignorância de certos sulistas (e para a falta de consideração de muitos nordestinos que foram cretinos e imorais no que disseram da tragédia) a cura é totalmente o inverso. Hoje compartilhei indignada o relato de uma gaúcha que ficou chocada por tal tragédia ter acontecido no "seu Rio Grande". "Se fossem em outros lugares, tipo Amazonas, Ceará, Bahia, onde não há vida inteligente, eu ficava quieta".
    Sério, onde isso vai te levar?
    A resposta veio rápido e espero que tenha satisfeito essa anta que exalou preconceito. A resposta foi um hospital pernambucano (meu estado) ter doado estoque de pele pra aqueles que conseguiram passar pelo inferno de quase ter perdido a vida. Ignorância a gente combate com solidariedade. Pena que seja preciso um fato tão triste como esse pra ensinar isso a nós brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dificilmente essa imbecil ficará sabendo disso, Dilla! e se souber, jamais... JAMAIS assumirá!
      respeito, nós demonstramos, pelo menos, com silêncio... apenas isso!
      eu continuo de luto! só não consegui seguir em silêncio, porque depois de ler tanta babaquice, estava engasgada!!!

      Excluir
    2. É porque a gente não tem sangue de barata, Aninha, a gente se revolta e fica indignada com essa falta de respeito mesmo.
      Triste é saber que tem tanta gente regionalista e que a cada dia mais crianças aprendem a ser assim. É algo que eu não vejo acabando nem tão cedo :T

      Excluir
    3. infelizmente, o preconceito é ensinado dentro de casa, Dilla! em alguns casos, é desintoxicado na escola, na rua... mas é ensinado dentro de casa!
      ISSO me entristece!!!
      uma pessoa ensinar o filho a ter ódio... independente do motivo!

      Excluir