domingo, 13 de janeiro de 2013

um pouco sobre o canto da sereia...

Essa semana tivemos o prazer de assistir a uma minissérie muito bem produzida pela Rede Globo, chama O Canto da Sereia! Não, eu não puxo saco para nenhuma emissora... Mas quem acompanhou a minissérie sabe muito bem do que estou falando!
A minissérie foi baseada no livro O Canto da Sereia - Um Noir Baiano, com autoria de Nelson Motta. (PRECISO LER ESSE LIVRO!!!)
Eu adoraria ter lido o livro antes de compartilhar com vocês a minha idéia, para poder falar se a minissérie foi fiel ao livro e bla bla bla... Se não tiver sido, a minha opinião de não ter sido e tal... Enfim, poder ter mais argumentos para compartilhar com vocês... Dessa vez, ficarei devendo... Sorry!
Então voltemos à minissérie...
Gente, o que foi aquilo?! Desde a primeira cena os meus olhos ficaram arregalados e grudados na televisão!
Tudo perfeito! Roteiro, elenco, fotografia, trilha sonora, figurino... Tudo perfeito!
E a trama não me deixava tirar os olhos da televisão!
Algumas pessoas disseram que ficou um pouco confuso por ter muitos flashbacks... Mas, na minha opinião, isso é fenomenal! Vai contando de trás pra frente o que aconteceu, sem nos deixar perceber isso!
Em resumo: aconteceu assim, por isso, isso e aquilo! Simples assim!!!
(É que vai bem prestar um pouco de atenção em tudo, para entender direitinho... E muita gente está acostumada a receber as coisas mastigadas... Maaaaaaasss... Me calo aqui!)
Uma coisa que me chamou muito a atenção, foi o figurino da Sereia! Comentei com a minha mãe que o desenho dos vestidos dela, faziam menção a Iemanjá... Me corrijam se eu estiver errada neste ponto, ok?! Fora isso, gente... Os detalhes do figurino dela!!!
No site da minissérie, diz 'Tramas de redes de pescar, transparências, pérolas, cristais e materiais orgânicos serão alguns elementos das roupas de sua personagem.' e mais 'O conceito das roupas de Isis é baseado nas escamas de peixes, tudo muito fluido...', explicou Cao Albuquerque, que assinou o figurino junto à Natália Duran. E eles mandaram bem demais, com todos do elenco!
Os atores, não tenho o que dizer... Apenas que fizeram história! Parabéns a todos!!!
O melhor de tudo é que todas as pessoas com quem eu falava sobre a minissérie concordavam com tudo o que eu falava... Argumentavam positivamente, elogiavam. Eu entendi que estavam todos, assim como eu, contando as horas para o próximo episódio passar!
Em meio a tantos programas de televisão que eu prefiro nem falar, ainda bem que ainda existem minisséries como essa! Ou, na minha singela opinião, a televisão aberta, estaria perdida! Alô, moçada do tchê-tchê-rê-rê ou qualquer outro lixo cultural... O Canto da Sereia vai como um brinde de cultura a vocês, ok?! Salvem-se ainda, enquanto há tempo!!!
E vou parando por aqui, senão, fico o restante do mês babando! Ahhh!!! Encontrei, na internet, o livro para vender... Na faixa de R$40,00, a quem estiver interessado!
E que venham outras minisséries de fazer o queixo cair e os olhos grudarem na televisão!
E para quem achar que estou com papo de quem gostou demaaaais da minissérie, por isso tantos elogios e tal, compartilho, também, os pontos do ibope do último capítulo.
Rede Globo - 24.5 (26,1 de pico)
SBT            - 7.3
Record        - 5.4
BAND         - 3.4

LINKS RELACIONADOS

Ficha Técnica da Minissérie
Trajetória da diva Sereia! 
Nelson Motta fala da obra que inspirou a minissérie
Making of das gravações em Salvador
Um pouco sobre o livro
Ibope do último capítulo


Se você quiser criticar, elogiar, expor qualquer ponto de vista seu, saiba que sua opinião é muito bem vinda... Para isso, faça login da mesma maneira que você faz(ia) para acessar ao finado orkut e comente! É só utilizar a sua conta do Google que dá certinho... 
Caso queiram mandar algum recado mais direto, aqui está o link do MEU TWITTER! 

3 comentários:

  1. O Canto da Sereia só teve um pecado: foi curta demais. Michely

    ResponderExcluir
  2. Só deu pra assistir os dois primeiros capítulos, pensando bem, agora vou preferir ler o livro primeiro, e depois assistir os dois últimos capítulos.

    ResponderExcluir
  3. Foi uma das melhores minisséries da Globo pra mim!
    As cenas eram de emocionar, todas elas. Cada vez que aparecia um segredo de Sereia dava vontade de sair do sofá e ir lá dentro da TV dar um abraço nela kkkk

    ResponderExcluir